Residência Soudhan • Brasília DF
Elaborada para imigrantes europeus, a residência Soudhan, foi pensada para atender um extenso programa de necessidades, porém, preservando a ambiência proporcionada pela natureza presente no terreno.
O terreno, é permeado por uma ressonante fauna e deleitável flora, que contextualizam a grande parte dele como reserva de preservação. Esses elementos, também, condicionam as dimensões construtivas, de forma extremamente abreviadas, convergindo na necessidade de uma adaptação vertical.
A residência, toma como partido um percurso arquitetônico que preserva essa rica paisagem natural.
Desse contexto, desenvolveu-se a ideia por onde o nível térreo assume o caráter de quintal, e os demais usos da residência se disponibilizam na parte inferior do edifício.
Tal inversão implantativa, proporcionou um enquadramento da paisagem, por onde a arquitetura se propõe como moldura para a natureza, que se expõe como obra de arte.
Enquanto uso diário, essa relação agrega qualidade à trivialidade, e se decompõe em aprazibilidade conforme é explorada. Condensando assim, uma ambiência de calma e naturalidade que resguarda sua presença pelos diferentes espaços da casa, conforme fora exigido pelos clientes.