Residência Filipe • Brasília DF
As influências de uma topografia acidentada, ambiência singular e variedade arbórea, foram decisivas para a elaboração de um partido conciso e respeitoso. Através da compreensão dessas complexidades, enceta-se a necessidade de filtrar tais qualidades através da integração de dentro e fora, demarcando a intervenção humana de maneira a enaltecer o respeito a solenidade do espaço.
Tais vislumbres de contemplatividade governam a aprazibilidade do terreno, e se elegem como fundamento para a composição arquitetônica. Então, através de uma a simplicidade conceitual e estrutura leve, a arquitetura torna-se nítida por sua forma básica, proporcionando clareza na implantação e clarificando as diferenças entre o natural e o humanizado. Paredes de vidro e aço demarcam a poética em na forma de um refúgio, abraçando o amparo, e induzindo a apreciação da paisagem.
A residência, resguarda em sua praça na cobertura, a sua humildade por celebrar a contemplação ao espaço. Acentuando a grandeza efêmera da intervenção humana, que repousa momentaneamente na terra emprestada pela natureza. Dessa forma, é possível enfatizar o quão superior é a qualidade mutável do espaço, que anuncia a humanidade como meros apreciadores do espetáculo da simples passagem do tempo.